Lector Tecnologia

Entendendo a Comunicação Corporativa

As ações de uma organização para transmitir informações, motivar e convencer seus diversos grupos de interesse, sejam colaboradores, clientes, fornecedores até a comunidade onde a empresa está inserida. Fazer isto tendo em vista a eficiência de processos e à produtividade. Isto é, basicamente, o que podemos chamar de comunicação corporativa.

A Comunicação Corporativa Externa trata de ações voltadas a clientes, investidores, instituições governamentais e público em geral. É dela que se forma a imagem da organização diante destes agentes externos. Nela incluem-se ferramentas como relações públicas, o marketing e a propaganda.

Já a Comunicação Corporativa Interna é voltada a colaboradores, parceiros e prestadores de serviço da empresa.

Saber trabalhar com as possibilidades da comunicação interna permite algumas vantagens – inclusive competitivas – para a empresa como:

E Como Acertar na Comunicação Corporativa?

Reuniões, entrevistas, apresentações, brochuras, newsletters, web conferências, jornais redes sociais corporativas, etc. As ferramentas disponíveis para desenvolver estratégias da comunicação corporativa são quase infinitas. E o uso inteligente dessas ferramentas torna mais fácil seguir algumas boas práticas:

Finalmente, é importante ressaltar que a comunicação empresarial não deve ser usada como uma ferramenta de doutrinação, ou de fazer com que todos os envolvidos apenas aceitem o que é proposto. Ela deve explorar canais onde a troca de informações relevantes às atividades da empresa trafeguem de forma transparente, em uma via de mão dupla. Assim a empresa pode manter os colaboradores em um ambiente estimulante e favorável à cooperação, onde os processos são facilitados e menos sujeitos a erros, e a produtividade melhora, incluindo aqui a redução de custos.

Sair da versão mobile